Olhe seus feeds
Se produz conteúdo e ainda não usa algum leitor de feeds como o Google Reader, por exemplo, já tá mais do que na hora de começar a usá-lo. Mas, antes de começar a utilizá-lo, procure blogs e sites que sejam relevantes para você e para onde você costuma produzir conteúdo. Depois disso, basta organizar tudo em categorias e começar a ler. Nele, além de ler, você pode compartilhar os links que você achou interessante e até favoritar vários itens.
Convide seus colegas
Se seu conteúdo for voltado para a própria empresa em que você trabalha, encoraje seus colegas a escrever juntamente com você. Se o blog/site for de fácil usabilidade, isto será muito mais fácil para convencê-los a contribuir. Outra dica interessante é conversar com o pessoal sobre as principais dúvidas que eles têm, assim você pode escrever sobre as soluções. Por experiência própria, também acho interessante que você apresente o planejamento e as políticas editoriais a todos os convidados.
Grupos e comunidades
Explore. Seja no Facebook, Orkut, LinkedIn, etc., explore sempre! Procure os grupos e as comunidades de nicho que sejam interessantes. No LinkedIn existem os grupos e o LinkedIn Answers, neles você pode ver o que as pessoas falam na sua área profissional. No Facebook e no Orkut, o funcionamento é semelhante, mas, tanto os grupos como as comunidades, costumam ser mais abertos, mas, mesmo assim, não deixam de ser boas maneiras de se sondar um nicho específico. A sistemática não é muito diferente para os fóruns. Pesquise, inclusive no Google, e veja o que as pessoas andam falando sobre o que você precisa escrever.
Faça uma nuvem de tags
Monitore o que as pessoas falam. Você pode utilizar aplicativos como oWordle para criar uma nuvem de tags com palavras-chave. Esta nuvem pode mostrar pra você os assuntos que as pessoas mais comentam. Se for o caso, faça isso com frequência, assim você vai sempre saber sobre o que as pessoas andam comentando sobre o que você precisa escrever.
Abra seus ouvidos
Não basta monitorar as conversas online. Abra seus ouvidos pra escutar as conversas de fila do banco, na catraca do ônibus ou no cafézinho do escritório. Essa dica já é uma velha conhecida dos jornalistas quando precisar procurar por novas pautas. Ainda seguindo o feeling jornalístico, carregue sempre um bloquinho de notas e uma caneta (eu mesmo tenho três, um de cada tamanho em bolsos diferentes da mochila #souparanóico?). Você também pode utilizar o Evernote, que, já baixei, mas ainda não testei. ;)
Ouça seu público-alvo
Sempre peça sugestões de pauta aos seus leitores. Enquetes e pesquisas também podem ser úteis. Além de poder embuti-los nos posts, é possível lançá-los diretamente no Facebook, Twitter ou LinkedIn.
Áudio-livros e podcasts
Pra conquistas aquele público que sempre diz que não tem tempo de ler nada, ofereça seu conteúdo em formato de áudio, seja através dos podcasts mais simples, como também áudio-livros se for uma coletânea de postagens, por exemplo.
Google News
Outra boa dica para monitorar o que está acontecendo é ficar de olho nas notícias. O Google News pode ser muito útil. Com ele é possível visualizar o que grandes veículos de comunicação online estão falando ao redor do mundo todo, inclusive com a possibilidade de personalizar o filtro de acordo com suas necessidades.
Eventos
Sempre que possível, participe de eventos (online e offline) do seu segmento. Desta forma você se renovar e se inspirar com novas ideias e assim transformar tudo em conteúdo.
Não abandone seus rascunhos
Sabe aqueles posts que você vai escrevendo e nunca termina? Pois é, tente finalizá-los sempre que valer a pena. Procure pessoas relevantes que sejam especialistas no assunto e faça perguntas, tire dúvidas e peça sugestões. Você pode fazer isso facilmente com o Twitter, por exemplo.
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